Na noite do último domingo, 24 de novembro, a Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) foi palco de um evento que uniu cultura, história e educação: a roda de conversa "Vida e Obra de Jovelino Lanza" e a premiação do concurso de redação do projeto "De Mãos Dadas com a História". O projeto se trata de um concurso cultural de redação voltado a adolescentes das escolas municipais de Sete Lagoas como uma forma de resgatar e preservar nosso passado.
A roda de conversa marcou a culminância do projeto, que teve como objetivo estimular os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino a conhecerem e valorizarem a história de Sete Lagoas. Os participantes Amauri Artimos da Matta, Dalton Antônio da Avelar Andrade, Marina França Brandão e Mariza da Conceição Pereira, além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, abordaram a vida e a obra de Jovelino Lanza, reforçando sua importância para a cidade.
Premiação
O ponto alto da noite foi a premiação do concurso de redação, que incentivou os alunos a explorarem aspectos históricos de Sete Lagoas como ruas, praças e outros marcos locais. Entre os vencedores, destaque para Lorrany de Oliveira Silva Santos Assis, aluna da Escola Municipal Padre Teodoro, que conquistou o 1º lugar e foi premiada com um notebook. Em 2º lugar ficou Isabella Fernandes Santos, da Escola Municipal Professor Edson Abreu, que recebeu um tablet, e o 3º lugar foi para Anyta Emanuelly Teles Ferreira, da Escola Municipal Hilário Pereira da Fonseca, premiada com uma bolsa de dois semestres de curso de inglês.
O evento contou com a presença de gestores das escolas participantes, da diretora educacional Alexandrina Guimarães, da gerente de equipe pedagógica Márcia Veiga e de representantes da ACI, Coral Dom Silvério, Clube de Letras de Sete Lagoas, Colégio Elite Master, Medley Escola de Música e da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
História e Educação de mãos dadas
Idealizado por Ailton de Castro, Amauri Artimos da Matta e Élida Lacerda Gontijo, o projeto envolveu uma comissão de avaliação composta por professores, pedagogos e pesquisadores, que garantiram a qualidade e a imparcialidade na correção das redações. Padre Teodoro, Zezito Fillizola e Dimas Luiz de Souza foram os personagens abordados. "Todos que participaram do concurso estão de parabéns, pois cada um, a seu modo, trouxe significativas contribuições para a nossa história e para o progresso da cidade. O objetivo do concurso, assim, foi alcançado", afirma Amauri Artimos da Matta. "Com iniciativas como essa, a prefeitura de Sete Lagoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, reafirma o compromisso com a valorização da sua história e o incentivo ao protagonismo dos jovens na construção de uma identidade cidadã", completa Márcia Veiga.
***FIM***
Ordem e Progresso
Liberdade Ainda que Tardia
#ordemeprogresso #liberdadeaindaquetardia
COMMENTS