Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Sete Lagoas oferece um serviço especial aos ostomizados.
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Prefeitura de Sete Lagoas oferece um serviço essencial para a vida de centenas de pacientes. O atendimento de pessoas ostomizadas é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde em uma completa estrutura no bairro Chácara do Paiva. Profissionais qualificados, material disponível gratuitamente, ações de convivência e acolhimento integram este projeto modelo.
O núcleo de atendimento desses pacientes é o Serviço de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas (Saspo), que possui um grupo de apoio, o Gaposete. O grupo de usuários é formado por pessoas que precisaram passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura para a saída de fezes ou urina. Na última quinta-feira, 28 de novembro, o Gaposete realizou um encontro especial no Hotel Fazenda Coninho, em Inhaúma, fechando as comemorações da campanha "Novembro Verde", em alusão ao Dia Nacional/Municipal dos Ostomizados. O encontro teve o patrocínio de Coloplast e o apoio logístico da Setelagoano. "Estes eventos visão a conscientização da importância da ostomia e eliminação do preconceito aos ostomizados. Durante o mês apresentamos um painel informativo, distribuição de cartilhas e palestras para todos os usuários do CEM", conta a enfermeira e coordenadora do Saspo, Lízia Dias.
O passeio veio reforçar o convívio social saudável, onde foram comemorados os direitos conquistados para que estes pacientes tenham mais qualidade de vida, o sentimento coletivo de solidariedade e um espírito de gratidão. "Nossos encontros são mensais e ocorrem sempre na última quinta-feira de cada mês, de 08h às 09h, no CEM, sendo abertos aos ostomizados, familiares e cuidadores. Convidamos a todos que participem conosco dos próximos", lembra Lízia. O CEM fica na Rua Maria Magalhães Pinto, 55, Chácara do Paiva. Telefone (31) 3776-8293. E-mail ostomia.saude@setelagoas.mg.gov.br.
***FIM***
Ordem e Progresso
Liberdade Ainda que Tardia
#ordemeprogresso #liberdadeaindaquetardia
COMMENTS