Solenidade foi realizada na tarde da última terça-feira, 10, em Belo Horizonte.
Edmundo Diniz Secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo:
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com as prefeituras municipais e com o Comando-Geral do Colégio Tiradentes, da PMMG. "O programa aborda todas as concepções da área ambiental. Agradecemos e parabenizamos o comprometimento da comunidade escolar de Sete Lagoas nesse projeto"
O Governo de Minas premiou nesta terça-feira, 10, escolas que se destacaram em 2024 no programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), que consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária. A cerimônia, realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), reconheceu instituições municipais e unidades do Colégio Tiradentes que obtiveram bons desempenhos na execução das atividades durante este ano, entre elas, duas escolas municipais de Sete Lagoas: Professor Edson Abreu (12º lugar) e Nádia Lúcia Ferreira Alves (24° lugar), entre 158 escolas de 78 municípios mineiros que conseguiram concluir o projeto.
A proposta do JMS é capacitar educadores, ao disponibilizar cursos sobre educação ambiental, além de formar alunos do 5º ano do ensino fundamental em diversas áreas sobre o tema, como consumo consciente de água e energia, cidadania, educação humanitária para bem-estar dos animais domésticos e silvestres, gestão sustentável de resíduos sólidos, florestas e clima.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com as prefeituras municipais e com o Comando-Geral do Colégio Tiradentes, da PMMG. "O programa aborda todas as concepções da área ambiental. Agradecemos e parabenizamos o comprometimento da comunidade escolar de Sete Lagoas nesse projeto", afirmou o secretário.
"Parabéns ao Dr. Edmundo, ao nosso secretário adjunto de Educação Renato Gomes, à diretora Delma e as professoras Gilsara e Daniely da Escola Municipal Professor Edson Abreu e à diretora Janayna, a pedagoga Lúcia e a professora Elisiane, representando as professoras Vanessa e Francislene, da Escola Municipal Nádia Lúcia Ferreira Alves. E, claro, aos alunos que participaram das nossas ações. Plantamos não apenas mudas, mas também sementes de consciência ecológica em nossos alunos, que agora são Jovens Mineiros Sustentáveis", disse a gestora municipal do JMS, Dilma Nunes.
Saiba mais sobre o projeto em Sete Lagoas.
Sete Lagoas é novamente destaque no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis.
Mais duas escolas municipais participam do projeto que culminou no plantio do Bosque do Amanhã.
Edmundo Diniz, secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
“Tudo isso tem como sentido aumentar a conscientização para a necessidade da proteção ambiental. O bosque ocupa uma área que estava abandonada e agora entra no processo de revitalização. Ainda despertamos nas crianças a importância do reflorestamento. Inclusive, brevemente, vamos anunciar um prêmio que receberemos por este projeto”
Depois de ser destaque estadual em 2023, o programa do Governo de Minas “Jovens Mineiros Sustentáveis” chega ao fim de sua edição 2024 também superando expectativas em Sete Lagoas. A iniciativa da Prefeitura – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária - é focada na educação ambiental e reúne estudantes de escolas municipais. Neste início de semana, a principal ação foi o plantio de mudas do projeto Bosque do Amanhã.
O projeto é abrangente e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A pauta tem abordagem diversa em temas da área ambiental, cidadania e educação ambiental. “Tudo isso tem como sentido aumentar a conscientização para a necessidade da proteção ambiental. O bosque ocupa uma área que estava abandonada e agora entra no processo de revitalização. Ainda despertamos nas crianças a importância do reflorestamento. Inclusive, brevemente, vamos anunciar um prêmio que receberemos por este projeto”, revelou Edmundo Diniz, secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
O plantio do bosque sob a orientação de técnicos da Prefeitura é uma ação real e concreta de sustentabilidade em uma área de grande visibilidade no encontro das avenidas Suiça e Perimetral. Uma oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante todo o ano. “Durante o ano trabalhamos vários temas e colocar o conhecimento em prática é o que importa. Foram plantadas 140 mudas entre nativas e frutíferas. Este é um programa abrangente que discute ações urgentes relacionadas ao meio ambiente”, avaliou Dilma Nunes, diretora do departamento de Educação Ambiental da secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
Em 2024, o programa Jovens Sustentáveis envolveu alunos das escolas municipais Nádia Lúcia e Professor Edson Abreu. Todos muito atentos a esta proposta que agrega valor, mas exige planejamento e dedicação. “Todo o aprendizado na sala de aula refletiu hoje neste momento histórico. Esse plantio de mudas vai ficar eternizado na vida dessas crianças e nesta região do bairro Nova Cidade”, destacou Renato Gomes, Secretário Ajunto de Educação.
Uma geração de crianças foi envolvida com a causa ambiental. O programa tem propostas muito bem definidas que são aplicadas à risca pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária. Uma estratégia que funciona muito bem. “Nosso envolvimento é muito importante porque ajuda a natureza, os animais e ainda pode gerar muitas frutas pra gente comer”, comentou a pequena Nayara S. Costa e Silva, aluna do 5º ano da Escola Municipal Nádia Lúcia. “Aprendi que temos que plantar árvores para ter um futuro melhor, elas fazem o oxigênio ser bom”, completou Mariana Oliveira, também do 5º ano da escola Nádia Lúcia.
***FIM***
Ordem e Progresso
Liberdade Ainda que Tardia
#ordemeprogresso #liberdadeaindaquetardia
COMMENTS