ITABIRITO (MG) – 142 aprovados no concurso público e no curso de formação (com 635 horas de aulas) para Guarda Civil Municipal (GCM) participaram, na noite deste sábado (2/8), da cerimônia de formatura, que aconteceu no Cine Teatro Liz Bastos.
Na prática, 109 assumirão seus postos na Guarda.
O restante é excedente.
Ou seja, caso algum aprovado (entre os 109) desista, esse excedente será chamado.
Prefeito Elio da Mata; chefe de gabinete, ex-prefeito Orlando; presidente da Câmara, Márcio Juninho; e o comandante Samir, entre outros, participaram da cerimônia.
Ao Radar Geral, o subcomandante Soares explicou que com os novos agentes, a GCM poderá ampliar trabalhos que estão sendo desenvolvidos e criar novos.
Entre os novos trabalhos estão: Serviço de Inteligência e Patrulhamento Rural.
E entre os que já existem e serão aprimorados estão o Centro Integrado de Segurança e Educação (Cinsed), considerado um dos mais importantes por visar a prevenção (com palestras, educação nas escolas e empresas), e a Romu (equipe especializada da GCM).
Outra situação: parte dos novos guardas se tornarão combatentes da Brigada – evidentemente após passar por treinamentos específicos.
Na oportunidade, guardas e combatentes efetivos, que já passaram pelo estágio probatório e que foram aprovados no Curso de Nivelamento Operacional e de Armamento e Tiro, receberam diploma simbólico pelo fato de eles terem conquistado o porte de arma.
Ainda não há uma data definida para que os GCMs aptos (e somente eles na guarnição municipal) possam usar armas durante seus trabalhos.
Pistolas 9 mm e espingardas calibre 12 serão as armas que farão parte do arsenal da guarnição.
Lembrando que a Guarda (no seu dia a dia) lida com a marginalidade que, muitas vezes, está armada. No caso do Patrulhamento Rural, por exemplo, é impossível desenvolver um trabalho eficiente desarmada.
Com o treinamento já realizado e a conquista do porte (autorizado pela Polícia Federal), a GCM de Itabirito vai poder trilhar o mesmo caminho da eficiente Polícia Municipal de Mariana – a única da Região dos Inconfidentes que é armada há anos.
***FIM***
Ordem e Progresso
Liberdade Ainda que Tardia
#ordemeprogresso #liberdadeaindaquetardia
COMMENTS