Desde segunda-feira (18), a Galeria de Arte Stella Figueiredo Chassim Drummond, localizada na Câmara Municipal de Sete Lagoas, sedia a Mostra de Artesanato da Associação Coração de Minas. A exposição reúne o trabalho de 19 das 32 artesãs associadas e segue aberta ao público até o dia 29 de agosto.
O vereador Caio Valace, que mediou a exposição, destacou a importância de integrar arte e cultura ao espaço legislativo: “O projeto Câmara Cultural reforça a valorização da nossa cultura, promove geração de renda e fortalece os laços institucionais da Câmara com a sociedade”, afirmou o vereador.
Além de promover a realização da mostra, o vereador também conduziu, na noite do dia 20, uma solenidade em que entregou Moções de Congratulação às artesãs participantes do projeto.
Entre as homenageadas, estava Vanessa Coutinho, integrante da associação, que destacou a importância do reconhecimento. “É muito bom sermos valorizadas pelo nosso trabalho. A associação tem mais de uma década de trajetória e está em constante crescimento. Receber essa homenagem mostra que o nosso esforço está florescendo e frutificando”, afirmou.
Vanessa relembrou sua trajetória no artesanato, iniciada em 2006, quando chegou a presidir a Associação Art Cap (Centro de Apoio Ao Produtor e Artesão). Por motivos pessoais, se afastou em 2013, mas decidiu retomar recentemente. “Ao conhecer a estrutura da Associação Coração de Minas, percebi que ela tem tudo a ver comigo. É uma entidade séria, formada por pessoas comprometidas, e por isso decidi fazer parte desse grupo”, explicou.
Para ela, o artesanato vai muito além da produção de peças. “O artesanato representa tudo! É uma válvula de escape, uma terapia e também uma nova fonte de renda”, concluiu.
O diretor do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Leonardo Lobato, também ressaltou o papel da galeria como vitrine para artistas e artesãos locais. “Dando sequência à nossa agenda cultural da Galeria de Arte Stella Figueiredo Chassim Drummond, até o final do mês teremos a Mostra da Associação Coração de Minas, expondo produtos como tapeçaria, tricô, panos de prato e outras peças artesanais. Nosso objetivo é mostrar à população que este espaço é dedicado a artesãos e artistas locais, ajudando a propagar e valorizar a nossa cultura”, explicou.
A força da Associação Coração de Minas
Com 11 anos de atuação, a Associação é formada por artesãs de Sete Lagoas e tem como propósito valorizar e promover o artesanato local. Além da participação em feiras e eventos, o grupo também oferece cursos e oficinas, fortalecendo a tradição e a identidade cultural mineira.
Entre as conquistas da associação estão:
participação em eventos de destaque, como o Minas ao Luar e a Feira Nacional da ExpoMinas, em Belo Horizonte (2022 e 2024);
recursos da Lei Aldir Blanc, que possibilitaram a abertura de uma loja física temporária e mentorias no SEBRAE; conquista da Carteira Nacional do Artesão, que garante benefícios e reconhecimento profissional.
Ângela Maria relatou que a associação vem conquistando reconhecimento, o que as deixa muito felizes. “A associação vem ganhando muito reconhecimento, e esse mérito a gente vem alcançando através da dedicação, do empenho, do trabalho de qualidade, diferenciado de cada artesã, principalmente o artesanato local, que é o que a gente mais visa aqui”, declarou.
As artesãs também estão presentes semanalmente na tradicional Feirinha do Centro, às sextas e sábados, onde os expositores apresentam seus trabalhos sem custo de participação.
Quem quiser conhecer melhor o trabalho, fazer encomendas ou até mesmo se associar, pode acessar o Instagram oficial da associação: @coracaodeminas
Serviço
Galeria de Arte Stella Figueiredo Chassim Drummond – Câmara Municipal de Sete Lagoas
Rua Domingos L’Ourverture, 335 – Bairro São Geraldo
Visitação: 18 a 29 de agosto – Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada gratuita
***FIM***
Ordem e Progresso
Liberdade Ainda que Tardia
#ordemeprogresso #liberdadeaindaquetardia
COMMENTS