Em 22 de julho de 2025 foi sancionada a Lei nº 15.153/2025, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para autorizar que estados usem recursos de multas de trânsito para custear a CNH Social para pessoas de baixa renda.
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais existe o requerimento 16175/2025.
Comissão de Transporte Comunicação e Obras Públicas.
Requer seja encaminhado ao governador do Estado pedido de informações sobre os motivos pelos quais o Estado ainda não está inscrito no Programa CNH Social, iniciativa do governo federal que oferece a carteira nacional de habilitação de forma gratuita a pessoas de baixa renda.
OPINIÃO POPULAR
Enquanto outros estados já estão entregando CNH Social, em Minas a gente só escuta promessa.
O governo parece não enxergar a realidade do trabalhador mineiro.”
É revoltante ver tanta propaganda de programas sociais, mas quando chega na hora de ajudar o povo com a carteira de habilitação gratuita, Minas simplesmente fica de fora.
O jovem mineiro quer trabalhar, mas não tem CNH porque não pode pagar. O governo poderia abrir portas, mas prefere cruzar os braços.
Se no Acre, no Amazonas, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul o programa já funciona, qual é a desculpa de Minas? Somos sempre os últimos a ter benefício.
O governo fala em desenvolvimento, mas não garante nem o básico: oportunidade para o povo se locomover e conquistar emprego com a carteira de motorista.
É vergonhoso! Um estado tão grande, com tanta arrecadação, e até hoje nada de CNH Social. Quem sofre é a população mais pobre que continua sem chance de mudar de vida.
População mineira segue sem o beneficio da CNH Social mas outros estados já coloca na pratica.
Detran convoca selecionados na modalidade rural do Programa CNH Social.
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação dos candidatos selecionados na modalidade rural do Programa CNH Social 2025.
CNH Social 2025: Mais de 1,8 mil candidatos são convocados na modalidade rural no Acre.
De acordo com o órgão, o número de inscritos ultrapassou as projeções iniciais. A categoria urbana, com resultado divulgado nesta segunda, foi a que mais teve procura, com 31.055 inscritos.
Em seguida veio a rural com 12.943 solicitações e a estudantil, com 1.745 registrados, que teve resultado divulgado em junho. O benefício é válido para todos os municípios acreanos.
CNH Social: DetranRS divulga segunda chamada com quase 500 selecionados.
Programa oferece habilitação gratuita para 477 pessoas em todo o Rio Grande do Sul.
Esta nova chamada busca preencher vagas remanescentes dentro do total de 3 mil oferecidas na edição 2025 do programa.
Detran RS publica lista de novos contemplados com a CNH Social.
A segunda chamada ocorre, conforme cronograma, para preencher as vagas remanescentes, até o total de 3 mil, número de vagas da edição 2025 da iniciativa.
Detran-AM: Contemplados pelo projeto CNH Social devem realizar o agendamento até o dia 29 de setembro.
O projeto CNH Social, que integra o programa Detran Cidadão, garante habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. O novo chamamento beneficia 7 mil inscritos no interior do Amazonas e 3 mil na capital.
O diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, destaca que mais uma vez o projeto CNH Social beneficia milhares de amazonenses, ampliando o acesso a este importante documento.
ES CNH Social: 3.500 vagas para carteira de habilitação na segunda fase do programa.
O Governo do Estado anunciou, no último dia 2 de setembro, a abertura de 3.500 vagas para a segunda fase do programa CNH Social 2025. A iniciativa oferece a oportunidade de conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
As inscrições já estão abertas e seguem até 21 de setembro, exclusivamente pelo site do Detran/ES.
E orientado que a população busque informações nas fontes oficiais (DETRAN-MG) e confirmem registro no CadÚnico, mas destacam que o estado não divulgou detalhes suficientes para saber como será o processo.
***FIM***
Ordem e Progresso
Liberdade Ainda que Tardia
#ordemeprogresso #liberdadeaindaquetardia
COMMENTS